Desde setembro de 2020, a aplicação mais popular do país não tinha ganho real. Poupança: desde setembro de 2020, o investidor que optasse pela poupança tinha rendimentos abaixo da inflação passada.
Unplash
A poupança voltou a ter ganho real depois de 24 meses de perdas seguidas para a inflação. Um levantamento feito pelo TradeMap mostra que neste mês de setembro, o rendimento da aplicação foi de 7,19% no acumulado em 12 meses, com ganho de 0,02% acima da inflação do mês.
A poupança voltou ao campo positivo depois que o país registrou deflação pelo terceiro mês consecutivo. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em -0,29% em setembro, conforme informou nesta terça-feira (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Desde setembro de 2020, o investidor que optasse pela poupança tinha rendimentos abaixo da inflação passada. Segundo o TradeMap, o pior momento foi no mês de outubro de 2021, quando o poupador chegou a uma perda de 7,59% de poder de compra do dinheiro depositado na caderneta de poupança.
Além da poupança, o TradeMap avalia outros 12 ativos financeiros comparados à inflação do período. O melhor desempenho é do índice de fundos multimercado IHFA, que acumula ganho real de 5,86%.
Outro destaque é o CDI, que baliza investimento de renda fixa e tem ganho semelhante à taxa Selic. O ganho real foi de 3,51%, segundo lugar no ranking.
O último lugar na lista ficou com o bitcoin. A criptomoeda acumula 55,52% de queda na janela de 12 meses. Somada à inflação, as perdas chegam a 58,5%. Veja a lista abaixo.
IPCA fica em -0,29% em setembro, terceira deflação seguida
O podcast Educação Financeira pediu dicas ao professor Liao Yu Chieh, do C6 Bank, para mapear as oportunidades, avaliar o cenário econômico e entender como fazer aportes certeiros na hora de começar a investir. Clique abaixo para ouvir.
g1 > Economia
Comments are closed.