De tudo que o Brasil exporta, mais de 30% vai para os chineses – é o nosso maior parceiro comercial e qualquer ruído na economia de lá pode ser sentido por nós. Depois de meses seguidos com indicadores abaixo do esperado e crescimento mais distante da meta, Pequim decidiu agir e lançou um pacote econômico inédito. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
De tudo que o Brasil exporta, mais de 30% vai para os chineses – em 2023, a soma das vendas bateu os US$ 100 bilhões, o que deve se repetir em 2024. Para nosso maior parceiro comercial, mandamos, principalmente, minério de ferro, soja e petróleo; e recebemos mais bilhões de dólares, fundamentais para o crescimento do agronegócio e da indústria. Ou seja, qualquer ruído na economia chinesa pode ser muito sentido por aqui. E, por lá, sinais de alerta foram ligados. Depois de meses seguidos com indicadores abaixo do esperado, ficou mais difícil atingir a meta de crescimento estabelecida pelo governo para este ano: 5% – o que já seria um índice tímido em relação às últimas décadas. O governo de Xi Jinping decidiu agir, e lançou um pacote de medidas que envolve corte na taxa de juros, facilitação de crédito e injeção de cerca de US$ 140 bilhões na economia chinesa. Neste episódio, para explicar o que motivou o pacote econômico e como ele irá repercutir, Julia Duailibi conversa com Rodrigo Zeidan, professor da New York University Shanghai e da Fundação Dom Cabral, que fala diretamente de Xangai. Participa também Cláudia Trevisan, diretora-executiva do Conselho Empresarial Brasil-China, que analisa os impactos da medida neste lado do mundo.
Brasil e China: a relação bilionária
O que você precisa saber:
China lança pacote sem precedentes para estimular economia
Como crise no setor imobiliário da China pode impactar o Brasil
Economia da China desacelera, mas cresce 4,7% no 2º trimestre
Era dos megainvestimentos da China no Brasil acabou?
Brasil é 6ª economia que mais cresceu no mundo em 2024
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.
g1 > Economia
Comments are closed.