Na sexta-feira, o principal índice da bolsa de valores subiu 2,35%, a 119.929 pontos. Ibovespa opera em alta nesta terça-feira, 18
Pexels
O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores de São Paulo, a B3, opera em queda nesta segunda-feira (24).
Às 10h15, o indicador recuava 1,10%, a 118.513 pontos. Veja mais cotações.
Na última sexta-feira, o Ibovespa avançou 2,35%, a 119.929 pontos. Com o resultado, fechou a semana com alta de 7,01%. No mês, a alta é de 8,99% e, no ano, de 14,41%.
LEIA TAMBÉM
Como o dólar valorizado afeta a todos
O que está mexendo com os mercados?
Destaque no noticiário internacional é a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da China, cresceu 3,9% no terceiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado. No trimestre imediatamente anterior, a aceleração do crescimento da economia chinesa foi menos expressiva, de 0,4%. A previsão do mercado era de alta de 3,4%, segundo a Reuters.
A economia chinesa se recuperou mais rápido do que o esperado, mas regulamentações mais rígidas da Covid-19, o agravamento da crise imobiliária e o risco de uma recessão global dificultam os esforços do governo para estimular uma recuperação mais forte no próximo ano.
Os números do PIB estavam originalmente programados para serem divulgados na última quarta-feira (19), mas foram adiados em decorrência do Congresso do Partido Comunista — que terminou neste domingo (23), com o presidente Xi Jinping iniciando seu terceiro mandato consecutivo como secretário-geral do partido.
A recondução de Xi ao posto, concentrando ainda mais poder, provocou um movimento de aversão a riscos em alguns setores do mercado asiático.
Ainda no exterior, Rishi Sunak foi anunciado como o novo primeiro-ministro do Reino Unido nesta segunda, depois que seu rival Boris Johnson desistiu da disputa. Sunak foi o único candidato a conseguir apoio suficiente nas eleições internas para líder do Partido Conservador.
A britânica Liz Truss renunciou aos postos de líder do Partido Conservador e de primeira-ministra na quinta-feira (20), após 45 dias.
No Brasil, os economistas do mercado financeiro reduziram de 5,62% para 5,60% a estimativa de inflação para este ano. Esta foi a 17ª queda seguida da estimativa para a inflação para o ano de 2022.
As informações constam do relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira (24) pelo Banco Central. Os especialistas também passaram a projetar uma expansão maior da economia. O mercado elevou de 2,71% para 2,76% a previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022.
Nesta terça e quarta-feira, o Comitê de Política Monetária se reúne para definir o patamar da taxa Selic, atualmente em 13,75%.
Initial plugin text
g1 > Economia
Comments are closed.