Dez primeiros episódios trouxeram curiosidades sobre ovos, frutas, grãos e bebidas que fazem parte da rotina dos brasileiros. Famosos deram dicas e contaram histórias sobre a relação com os alimentos. Dez episódios depois da estreia, o podcast “De onde vem o que eu como” explicou o caminho dos alimentos desde a produção até a mesa do brasileiro, com curiosidades sobre comidas e bebidas que estão no nosso dia a dia.
Gracyanne Barbosa, Sepultura, Zelito Viana e a cantora Joelma contaram histórias sobre a relação com os alimentos. De ‘banho’ de açaí ao consumo de 40 ovos por dia, confira o que já rolou no podcast:
#1: Ovo
A estreia teve a participação da musa fitness Gracyanne Barbosa. Ela contou como consegue comer 40 ovos por dia e ainda passou uma receita de pudim de clara de ovo.
O episódio ainda trouxe mitos e verdades sobre este alimento. Será que ovo pode ser consumido por animais de estimação? Precisa lavar o ovo antes de guardar? Lugar de ovo é na porta da geladeira?
E ainda teve explicação sobre a origem do ovo azul. Algum palpite?
Gracyanne Barbosa participou do episódio de estreia do podcast ‘De onde vem o que eu como’.
RT Fotografia
#2: Caipirinha
Caipirinha é um drink nacional que tem história. O episódio contou que a bebida surgiu como remédio (o que não deu certo), mas acabou caindo no gosto dos brasileiros.
O baixista do Sepultura, Paulo Jr, contou por que a banda decidiu investir em uma marca de bebida.
E ainda teve dica de como deixar a bebida ainda mais saborosa.
Banda Sepultura investe em uma marca de cachaça.
Marcos Hermes
#3: Caju
O episódio relembrou a história do menino Tom do Cajueiro, que ficou famoso depois de participar do programa Brasil Legal, da Regina Casé, nos anos 90. Hoje adulto, Tom contou ao podcast como foi a experiência, e disse que até hoje mantém contato com a atriz.
Também teve degustação de cajuína e curiosidades sobre a produção de caju no Ceará, maior produtor do país.
Regina Casé e Tom do Cajueiro: sinceridade rendeu fama e ajudou o menino a sustentar a família.
Arquivo / Rede Globo
#4: Pancs
Você já deve ter visto uma PANC por aí – elas estão no quintal, na calçada, e também nas matas nativas.
PANC é a sigla de Planta Alimentícia Não Convencional, como é o caso do ora-pró-nobis, da taioba e da beldroega.
O episódio contou a história da agricultura Rita Ferreira, de Piaçabuçu, Alagoas, que consegue uma renda extra com a produção de doces de PANC’s.
Só por curiosidade: quantos pontos você faria na checklist de PANC’s? Confira no episódio!
#5: Chocolate
Um fungo quase destruiu as lavouras de cacau da Bahia. O episódio contou essa história e também ouviu o cineasta Zelito Viana, pai do ator Marcos Palmeira, sobre cacau biodinâmico. A família toda tem relação com a produção da fruta.
O podcast ainda traz curiosidades sobre os sistemas de produção do cacau. Tem bulk na cabruca?
Marcos Palmeira e o pai, Zelito Viana, na entrega do troféu Eduardo Abelin em 2015.
Edison Vara/Agência PressPhoto
#6: Feijão
Não se iluda: feijão carioca não veio do Rio de Janeiro. Os cariocas preferem feijão preto, inclusive.
O podcast explicou a origem da variedade mais consumida do país, e também contou histórias de pessoas que recorrem ao grão para combater a fome.
Você sabe qual variedade de feijão é mais comum em cada região? Teste seus conhecimentos no episódio!
#7: Arroz
Parceiro do feijão, o arroz ganhou variedades e cores que muita gente não conhecia – até ouvir o episódio.
O podcast ainda explicou qual a diferença entre arroz branco, integral e parboilizado, e também qual deles é o mais nutritivo.
De onde veio o arroz, hein?
#8: Açaí
Açaí é alimento que não pode faltar nas refeições dos paraenses. Detalhe que, no maior estado produtor da fruta, o consumo é feito com farinha e peixe. Nada de sobremesa incrementada, como nas outras regiões do país.
A cantora Joelma deu detalhes, no podcast, sobre um “banho” de açaí na infância. E ainda relembrou como foi ganhar a fruta de presente dos fãs em um momento delicado da pandemia.
Para a cantora Joelma, açaí traz lembranças da infância e da relação com os fãs.
Divulgação
#9: Azeite
Azeite é o suco da azeitona. E como um bom suco, não pode demorar demais para ser consumido. O episódio traz dicas de como escolher e armazenar o produto.
A agricultora Rosana Chiavassa explicou por que coloca música clássica no olival. E o produtor de azeite Luiz Eduardo Batalha revelou um segredo de milhões sobre azeitonas verdes e pretas!
#10: Pão
Um acaso pré-histórico criou o pão, um dos alimentos mais consumidos do mundo. O episódio ouviu o melhor padeiro do mundo, Rogério Shimura, e tratou de saber dicas de como recuperar um pão murcho.
Pão é um alimentos cheio de histórias. Das pirâmides do Egito ao pãozinho da padaria, o podcast traz curiosidades e ainda conta que o pão francês, na verdade, “nasceu” em outro lugar.
O podcast ‘”De onde vem o que eu como” é publicado toda segunda-feira e apresentado por Luciana de Oliveira e Carol Lorencetti.
Você pode ouvir o “De onde vem o que eu como” no Globoplay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Deezer ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga o “De onde vem” para ser avisado sempre que tiver novo episódio.
Podcast semanal “De onde vem o que eu como” completou 10 episódios.
Foto: Comunicação/Globo
g1 > Economia
Comments are closed.