Agricultor dos EUA conquistou lugar no livro dos recordes com um fruto gigante que não tem nome popular no Brasil. Agricultor dos EUA entrou para o livro dos recordes com abóbora indígena americana de 47,4 quilos
Guinness World Records/ Divulgação
Um agricultor nos Estados Unidos entrou para o Guinness, o livro dos recordes, após colher uma abóbora com 47,4 kg, a mais pesada no mundo entre as “Cucurbita moschata”.
O exemplar gigante é uma variedade da Cucurbita moschata e não tem um nome popular no Brasil. O fruto foi cultivado por Derek Ruthruff, em Charlotte, no estado de Michigan, e tem o peso de cerca de oito abóboras de tamanho médio.
Com o formato de amendoim, a abóbora foi plantada em 15 de abril deste ano e polinizada manualmente após três meses. A semente é de um exemplar que tinha 25,1 kg.
LEIA MAIS:
DE ONDE VEM: frutas, vegetais, queijos…série do g1 traz curiosidades de alimentos
🍓 Morango em Israel ganha recorde do Guinness como o mais pesado do mundo
🎃 Agricultor colhe abóbora com mais de uma tonelada e ganha festival
Abóbora gigante tem o peso de cerca de oito abóboras da mesma espécie com tamanho médio
Guinness World Records/ Divulgação
Divulgado neste mês, o reconhecimento ocorreu após o agricultor mandar as informações para avaliação de representantes da “Great Pumpkin Commonwealth”, uma organização internacional que estabelece regras e padrões para quem tem o hobby de cultivar abóboras, segundo o Guinness.
Segundo Geovani Bernardo Amaro, que é coordenador dos trabalhos de Melhoramento Genético de Abóboras e Morangas da Embrapa, os concursos de abóboras ocorrem em diversos países.
“Em alguns [concursos] são apresentadas morangas com mais de 500 kg. Mesmo em lavouras comerciais de variedades locais aparecem frutos maiores, como ocorreu em uma horta de uma escola em 2018 no Distrito Federal, que tinha 50 kg e um metro de comprimento”, disse.
Amaro explica que existe milhares de variedades em todo o mundo. “[a abóbora reconhecida no Guinness] Parece um pouco com a nossa cultivar comercial Caravela”, explica. Neste caso brasileiro, a planta tem gomos suaves de coloração creme, polpa laranja e pode ser utilizada em preparo de doces.
VEJA TAMBÉM:
Tomate é ‘mais’ fruta que o morango e sua origem não é italiana
Frutas ganham formatos engraçados com moldes usados no plantio
Propriedade Derek Ruthruff, em Charlotte, no estado de Michigan
Guinness World Records/ Divulgação
Competições
Derek vem crescendo competitivamente no cultivo de vegetais superdimensionados. Ele já colheu uma abóbora de outra espécie pesando 806,7 kg e tem mais da metade da propriedade reservada para cultivo dos frutos.
“Eu sempre amei abóbora”, disse o agricultor.
De acordo com uma publicação do Guinnes, ele mantinha o sonho de conquistar o recorde mundial como um exemplo para os filhos de que, “se você colocar seu coração em algo e se esforçar, tudo é possível”.
Derek acompanhado da filha nos EUA
Guinness World Records/ Divulgação
Desafios do cultivo
Mas cultivar vegetais maciços não é uma tarefa tão fácil. Derek conta que a planta requer manutenção e insumos diários.
A abóbora recordista foi polinizada manualmente por conta do controle genético. Antes de realizar o transplante da planta, foram feitas análises e correções no solo.
Na área de cultivo, foram instaladas estruturas para manter a planta e o solo protegidos contra geadas. Uma rede especial foi construída para manter a fruta fora do chão e permitir o fluxo de ar. Além disso, os impactos do sol no fruto também foram monitorados.
Para garantir o crescimento do exemplar gigante, o manejo inclui podas constantes e remoção de todas outras abóboras das ramas. Desta forma, o fruto ficou pronto para ser colhido e ganhar o título.
Veja vídeos que mostram caminhos da comida até a sua mesa
De Onde Vem o tomate
De onde vem: batata ‘dorme’ por meses e só suas netas vão para os mercados
De onde vem o que eu como: laranja
g1 > Economia
Comments are closed.