Movimento começou na década de 1950, quando as chamadas ‘Tupperware parties’ revolucionaram o marketing e ajudaram a marca a conquistar as donas de casa. Você já ouviu falar nas ‘festas’ do pote Tupperware?
Embora muitas pessoas não saibam, os potes da marca Tupperware ficaram famosos ao redor do mundo graças a algumas “festas”.
O movimento começou na década de 1950, quando as chamadas “Tupperware parties” revolucionaram o marketing e ajudaram a marca a conquistar as donas de casa. (leia mais abaixo)
Agora, após 80 anos, a empresa enfrenta dificuldades financeiras e entrou em processo de falência.
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O início
Os icônicos potes Tupperware foram criados pelo químico americano Earl Tupper. Em 1946, ele descobriu uma maneira de fabricar plástico flexível e durável capaz de vedar tão bem quanto uma lata de tinta.
Mas, quando os recipientes foram lançados no mercado, eles não tiveram o sucesso que o empresário esperava. Na época, as donas de casa estavam céticas em relação ao produto e confusas sobre a necessidade de “arrotar” os potes para liberar o ar interno — que é o que proporciona a vedação.
Foi aí que Brownie Wise revolucionou o marketing da empresa com seus métodos exclusivos. Para ajudar a marca a se popularizar, um exército de vendedores amadores foi recrutado, principalmente donas de casa do subúrbio dos EUA.
Tupperware, empresa fabricante dos famosos potes, informou que enfrenta dificuldades financeiras
Garrett Cheen/AP
Reuniões caseiras
Começaram a ser feitas, então, as chamadas “Tupperware parties”, festas que se popularizaram nas décadas de 50 e 60. Basicamente, eram reuniões caseiras marcadas por revendedoras da Tupperware que convidavam amigos e vizinhos para conhecer a linha de produtos.
Essas “festas” também podiam acontecer em locais de trabalho, escolas ou outros lugares. As donas de casa ganhavam comissão em cima das vendas e, para muitas, foi uma maneira de contribuir com a renda da família ou ter uma certa independência financeira dos maridos.
Com essa estratégia, demorou pouco tempo para os potes Tupperware decolarem, não só nos Estados Unidos, mas na Europa, Ásia e América Latina.
No Brasil, eles chegaram a virar desejo de consumo e até mesmo um símbolo de status. E as revistinhas com as coleções dos produtos se espalharam pelos bairros.
A origem da crise
Mas agora parece que a festa acabou para a empresa americana. Em setembro deste ano, a Tupperware entrou em falência, com processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. Já fazia anos que a companhia estava com dívidas milionárias e problemas financeiros.
É que seu modelo de negócios sofreu com as transformações digitais e comportamentais, e acabou se tornando obsoleto.
Hoje em dia, a marca enfrenta concorrência com diferentes tipos de potes que podem ser comprados por plataformas de e-commerce. Além de ter se popularizado a entrega de comida em domicílio e o uso de embalagens descartáveis.
A queda na popularidade da Tupperware aconteceu principalmente entre os consumidores mais jovens, que preferem alternativas mais baratas, práticas ou sustentáveis.
O destino da marca ainda não está certo, mas o fato é que ela marcou lares de gerações — e influenciou outras empresas a adotarem o método de festas e representantes para vender produtos.
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