Presidente do BC deu declaração durante sessão no Senado. Lula tem dito que instituição tem ‘cidadão que não entende nada do povo’. Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em sessão no Senado
TV Globo/Reprodução
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira (10) que a instituição tem “grande preocupação com o social” e se tornou alvo de “narrativa”. Campos Neto deu a declaração ao participar de uma sessão no Senado para explicar os resultados da política monetária atual.
Desde o início do ano, o presidente Lula e integrantes do governo têm criticado a taxa básica de juros, a Selic, definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), do qual Campos Neto faz parte. Lula disse recentemente, por exemplo, que o BC tem um “cidadão que não entende nada do povo”.
“A gente no Banco Central é muito criticado e é muito difícil, às vezes, combater uma narrativa, não é? E que existe. Mas o Banco Central tem uma grande preocupação com o social. E uma das coisas que ficou sempre muito clara para mim e para todos no Banco Central é que não existe crescimento sem inclusão e sustentabilidade”, afirmou Campos Neto nesta quinta-feira.
As críticas feitas por Lula e os integrantes do governo se intensificaram enquanto a taxa de juros era mantida em 13,75%. Desde então, ela foi reduzida para 13,25%.
Os críticos afirmam que o patamar alto da Selic inibe investimentos e, consequentemente, afeta negativamente o desempenho da economia.
Campos Neto, por sua vez, argumentou nesta quinta-feira no Senado que a definição da taxa de juros leva em conta, por exemplo, a credibilidade da política fiscal, envolvendo entre outros itens a trajetória dos gastos públicos e a capacidade do governo de atingir as metas propostas.
“Eu estou de acordo que a gente precisa agora correr atrás de um equilíbrio fiscal, e o plano desenhado, se a gente atingir as metas fiscais, a gente também vai atingir com certeza juros mais baixos e mais estáveis daqui para frente”, disse o presidente do BC durante a sessão.
Lula diz que Campos Neto precisa se explicar ao povo e ao Senado sobre taxa de juros
g1 > Economia

Comments are closed.